• Cabeçalho

Pastoral da saúde

O tempo novo que vivemos, tendo aberta a porta da, impulsiona-nos para responder, com maior convicção, ao convite de recriar a identidade hospitaleira, na sua expressão histórica, tendo no horizonte o imperativo evangélico – “ Ide! Envio-vos... curai os doentes e dizei-lhes: o Reino de Deus já está no meio de vós” (Lc 10, 3-9).

Propomo-nos, assim – “assumir, criativamente, a missão como um projeto comum” e tornar visível a Boa - Notícia aos mais vulneráveis do nosso meio, imprimindo um novo ardor espiritual, na concretização do Plano de Intervenção Pastoral 2013, em compromisso com o Projeto Hospitaleiro.

 

No ano, em curso, assumimos a avaliação e a reformulação dos programas diferenciados de pastoral para ir mais de encontro às expectativas e necessidades dos utentes, em articulação com os outros serviços.

 

PRINCIPAIS ÁREAS

 

a) Anúncio de Jesus: “Anunciar, criativamente, a missão salvífica e os gestos sanadores de Jesus em favor dos doentes”. Anúncio que cura e que salva! (reflexões e encontros que favorecem um conhecimento mais aprofundado de Jesus, com ações catequeticas diferenciadas e encontros bíblicos).

 

b) Celebração da Fé e Oração: Celebrar a fé, no horizonte do mistério pascal de Cristo, procurando fazer a experiência do encontro com Ele e com os irmãos.

 

c) Relação Pastoral de Ajuda: Promover um diálogo pastoral que faça brotar a cura, a libertação, a reconciliação, o sentido da vida e o crescimento espiritual da pessoa no concreto da situação individual e existencial.



© Copyright 2019, Irmãs Hospitaleiras. Todos os direitos reservados.